Casos de doenças respiratórias entre crianças aumentam quase 500% em Rio Preto
13/05/2025
(Foto: Reprodução) Secretaria de Saúde alerta para superlotação nas UPAs e hospitais. Internações por bronquiolite preocupam autoridades. UPAs de Rio Preto registram aumento de quase 500% no atendimento
Com a chegada do tempo seco e das temperaturas mais amenas, os casos de doenças respiratórias vêm aumentando significativamente, especialmente entre crianças e idosos. Em São José do Rio Preto (SP), a procura por atendimento pediátrico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) cresceu de forma expressiva nos últimos meses.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Saúde do município, entre janeiro e abril deste ano, o número de atendimentos pediátricos nas UPAs saltou de 333 para 1.927, um aumento de quase 500%. A principal causa tem sido a maior circulação de vírus respiratórios nesta época do ano, o que afeta diretamente as crianças, com destaque para os casos de bronquiolite.
UPA Jaguaré em São José do Rio Preto (SP)
TV TEM / Gridania Brait
A situação tem sobrecarregado tanto o sistema público quanto o setor privado de saúde. A maior unidade particular da cidade também registrou aumento superior a 500% no atendimento de crianças com sintomas gripais no mesmo período. Em muitos casos, os quadros evoluem para situações mais graves, exigindo internação.
No Hospital da Criança e Maternidade, referência para toda a região noroeste paulista, a ocupação dos leitos chegou a 100%, tanto na enfermaria quanto na UTI pediátrica. De acordo com a diretoria do hospital, a maioria das internações é composta por crianças com sintomas gripais.
Diante do cenário, a orientação do município é para que os pais só levem as crianças às UPAs em casos realmente graves, como dificuldade para respirar, febre alta ou mal-estar intenso. Para quadros mais leves, a recomendação é buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou utilizar o serviço de telemedicina gratuito da cidade, pelo número 0800 77 22 123.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM