Suspeito de ser chefe do PCC é preso na Zona Leste de SP; criminoso estava foragido desde 2017
Homem foi encontrado e preso por equipes da Rota neste domingo (11). Segundo a polícia, o suspeito é o coordenador estadual do tráfico de drogas da facção. A Polícia Militar de São Paulo prendeu neste domingo (11), na Zona Leste da capital, um homem apontado como um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), responsável pela coordenação do tráfico de drogas da facção criminosa em todo o estado.
O suspeito estava foragido desde 2017, após condenação por tráfico.
A captura foi realizada por equipes da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) durante uma operação contra o crime organizado. Segundo a corporação, a ação foi resultado de um trabalho de inteligência que levou os policiais até um imóvel na Rua Pantojo, 80, na Água Rasa, onde o suspeito foi localizado e preso.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam dois celulares que podem conter informações relevantes sobre a rede de tráfico de drogas que seria operada pelo suspeito e suas ligações com outros membros da facção criminosa.
De acordo com a Polícia Militar, ele era responsável por supervisionar toda a cadeia logística do tráfico: desde o recebimento e processamento da droga até a distribuição nos pontos de venda espalhados pelo estado. O lucro obtido com a atividade ilícita era revertido para o financiamento de ações do PCC, contribuindo para a manutenção e expansão da facção.
O suspeito, diz nota da PM, "possui um extenso histórico criminal, incluindo participação em um motim e 11 prisões anteriores por tráfico de drogas, roubos, extorsão mediante sequestro e formação de quadrilha".
Em 2012, ele já havia sido preso pela própria Rota, portando, de acordo com a PM, entorpecentes e dinheiro proveniente do tráfico.FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/05/11/suspeito-de-ser-lider-do-pcc-e-preso-na-zona-leste-de-sp-criminoso-estava-foragido-desde-2017.ghtml